Emagrecer com dietas keto

Não tem anda mais na moda atualmente que as dietas keto, também conhecidas como dietas cetogênicas, que são aquelas que propõem um corte radical na ingestão de carboidratos.

Embora esteja muito em alta atualmente, a verdade é que essa dieta não é nada nova, tendo sua origem lá nos anos 20, quando foi desenvolvida com o objetivo de ajudar a tratar e controlar o diabetes.

Entre suas características, é permitido ingerir até 5% de carboidratos, o que é bem pouco se comparado com uma dieta regular.

O seu principal objetivo é regular a função da insulina, que é um hormônio liberado durante a ingestão desse nutriente, em alimentos como massas, pães e até mesmo alguns tipos de frutas.

A insulina não é de forma nenhuma uma vilã, mas quando há uma dieta desequilibrada, ela leva ao acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

No entanto, o que acontece mesmo é que o principal foco da dieta keto é gerar uma mudança no metabolismo. Isso porque a falta de carboidratos leva o corpo a procurar novas fontes de energia.

Assim, o fígado passa a usar a gordura acumulada para essa finalidade e esse processo é chamado de cetose. Daí o nome da dieta cetogênica.

O que pode comer na dieta cetogênica

De uma forma geral, a principal premissa da dieta cetogênica é o corte de carboidratos mesmo. No entanto, também se caracteriza pelo aumento na ingestão de gorduras boas, tais como nozes, abacates, sementes e outras opções saudáveis.

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As frutas não são permitidas, com algumas exceções, como o abacate. Já os vegetais, devem estar incluídos nas refeições diárias, tais como brócolis, folhas verdes, repolho, couve-flor, cogumelo e outros. Veja mais alimentos permitidos:

  • Carnes variadas, incluindo vísceras
  • Frutos do mar e peixes
  • Ovos
  • Legumes e folhas low carb
  • Farinha de oleaginosas
  • Queijos e derivados do leite
  • Sobremesas low carb
  • Adoçante com baixo teor de carboidratos
  • Vinho seco
  • Águas saborizadas
  • Água comum, podendo ser com ou sem gás
  • Alguns drinks

Tendo em conta esses alimentos permitidos, não será complicado seguir a dieta keto corretamente.

Passos para começar a emagrecer keto

Claro que nem sempre é simples fazer uma mudança de hábitos alimentares, mas seguindo esses passos a seguir, o caminho pode ficar um pouco mais fácil, veja:

  • Obedeça a correta proporção de macronutrientes
  • Tire medidas e fotos do seu corpo, pois são mais importantes que a balança para ver seus resultados
  • Experimente esse modelo alimentar por pelo menos 4 semanas
  • Avalie e faça ajustes se achar necessário

Pronto, agora você já sabe como emagrecer keto!

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