Maternidade

 

Destinada ao atendimento e tratamento obstétrico de mamães e bebês, a maternidade é um dos setores de maior importância para o Hospital Santo Antônio e sinônimo de referência para a região do Vale do Itajaí.

Por ser um HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, o Santo Antônio estabelece metas a serem atingidas junto com as novas mamães e papais. Uma delas é o alojamento conjunto, em que todos os recém-nascidos, que não tiverem nenhum impedimento clínico, permanecem com a mãe durante 24 horas por dia.

Todas as pacientes são acompanhadas pela equipe multiprofissional, composta pelos serviços de psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem, além dos cuidados médicos. As novas mamães podem contar com o apoio e o acompanhamento de um familiar, no período das 10h às 20h, enquanto estiverem internadas no setor.

A maternidade é assistida pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno – CIAM, que atende diariamente as novas mamães e auxiliam durante as mamadas. Ao receber a alta hospitalar, a mãe participa da Palestra de Alta, com dicas de cuidados com o recém-nascido e sobre a importância do aleitamento materno, oferecida pelo CIAM e pela equipe de enfermagem.