Equipe Multiprofissional

 

A equipe multiprofissional do Hospital Santo Antônio é composta pelos seguintes áreas de atuação:

Fonoaudiologia
Compreender e aprimorar a comunicação humana, especialmente em relação à voz, audição, fala e deglutição. É desta forma que atua o profissional, envolvendo-se na pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica.
Em ambiente hospitalar, o fonoaudiólogo realiza um completo acompanhamento ao paciente nas fases pré, trans e pós-cirúrgica, de modo precoce e intensivo, garantindo os melhores resultados.

Assistência Social
O assistente social avalia situações sócio-econômicas para intervir nos aspectos sociais, familiares e comunitários, atenuando conflitos políticos, econômicos e sociais da comunidade. Quando desenvolvida no Hospital, a assistência se dá através de um atendimento individual e familiar, tanto aos pacientes quanto aos funcionários da Instituição.

Terapia Ocupacional
Facilitar a recuperação e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Este é o objetivo do terapeuta ocupacional que atua no sentido de oferecer condições para que a pessoa debilitada volte a exercer as suas atividades cotidianas, trabalhando em parceria com as áreas de fisioterapia e fonoaudiologia.
No contexto hospitalar, a terapia ocupacional ainda tem a função de orientar familiares e profissionais de saúde quanto a condutas e acessórios (quando necessários) adequados para a vivência do paciente durante a reabilitação.

Fisioterapia
A locomoção e os fenômenos físicos são os principais objetos de estudo e trabalho do fisioterapeuta, com uma atuação que principia pela prevenção e melhoria da qualidade de vida e vai até a reabilitação de casos graves e prolongados. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, aproximando-os à realidade do corpo humano e de suas necessidades.

Psicologia
Compreender o ser humano é o desafio que faz parte do cotidiano do psicólogo, na tentativa de facilitar a convivência do paciente com ele mesmo e com o mundo ao redor.
Através da psicologia é possível auxiliar o paciente e sua família a melhor enfrentarem o período de internação e a enfermidade em si. O tratamento motiva o diálogo, o que acaba por contribuir para a saúde psíquica e auxiliar a recuperação física.

Nutrição
A nutrição é um dos principais fatores responsáveis pelo bem-estar do organismo. É por isso que a equipe nutricional do Hospital Santo Antônio desenvolve um acompanhamento individual com o objetivo de proporcionar uma reeducação alimentar e uma melhoria da qualidade de vida.
O Serviço de Nutrição e Dietética, composto por cozinha, copa e lactário, desenvolve as seguintes atividades:

• Planejamento de cardápios para dietas livres e especiais;
• Supervisão da quantidade e distribuição das refeições;
• Supervisão da higienização de utensílios e equipamentos;
• Treinamento de funcionários;
• Controle de custos do cardápio;
• Avaliação, orientação e acompanhamento dos pacientes internados;
• Atualização constante do manual de dietas.

Farmácia
Para o abastecimento de produtos farmacêuticos, encontra-se na Unidade Hospitalar uma farmácia que garante e facilita a assistência técnica, administrativa e contábil.
O farmacêutico responsável é membro permanente das seguintes comissões e projetos:

• Comissão técnica e terapêutica da padronização de medicamentos;
• Comissão de controle de infecção hospitalar;
• Comissão de suporte nutricional;
• Projeto Nascer com Saúde.

Enfermagem
Desenvolvida através de uma visão holística, a enfermagem possui como função primeira oferecer um cuidado integral e personalizado ao paciente, vinte e quatro horas por dia, envolvendo-se desde a prevenção a recuperação de enfermidades.

Medicina
Muito além da busca pela cura, a medicina tem a capacidade de promover a integração entre os profissionais da Instituição em prol do bem-estar bio-psico-sócio-cultural dos pacientes.